Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
O que é eficiência e competência?
Identificação das competências organizacionais
Banco de competências
Embora as mudanças no serviço público não sejam rápidas como na área privada, percebe-se a intenção dos gestores em promover mais qualidade. As agendas de reformas enfatizam o controle seja sobre gastos públicos, seja sobre suas políticas públicas, dentre outros aspectos. No Brasil, a transparência, no que tange ao atendimento do cidadão e a participação social estão levando a uma nova agenda, muito além da busca de resultados quantitativos.
A Administração pública tem acompanhado esse período de valorização do servidor público, buscando a qualificação, a capacitação como um caminho para o desenvolvimento de uma administração pública mais afinada às necessidades sociais.
E é nesse contexto que as instituições públicas vivem uma nova realidade organizacional onde os saberes da organização devem estar alinhados à necessária coordenação do comportamento de seus membros e onde os cidadãos estão a cada dia mais exigentes em suas demandas, fazendo com que um novo modelo de gestão pública tenha que ser adotado, um modelo mais integrado e voltado para a excelência, respeitando as particularidades de cada esfera governamental.
Nessa dinâmica, a gestão por competências aplicada ao serviço público revela-se como um modelo para o alcance da eficiência e da eficácia organizacional, articulando o desenvolvimento humano e social dos com os objetivos organizacionais. Os enfoques por competências promovem a responsabilidade social, enquanto compromisso social no seu sentido amplo. Sendo assim, este curso deverá promover as informações e práticas básicas para a implementação da gestão por competências no serviço público.
Interessa diretamente para servidores que atuam nas áreas de pessoal e recursos humanos (gestão de pessoas), Secretários Municipais, Diretores de Departamentos e outros interessados no tema.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Almoço, café, água e todo o material didático de apoio.
Ao efetuar o depósito, favor encaminhá-lo, por e-mail, ao IBRAP, indicando: sua organização, o curso, data e local.
Pagamento não é inscrição - entre em contato conosco
INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
- Para garantir sua participação faça reserva / inscrição com antecedência, quando será confirmado o curso. Nesta oportunidade você receberá um número de Protocolo de Confirmação de Reserva (PCR).
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM ANTES EFETUAR SUA RESERVA / INSCRIÇÃO.
Central de Atendimento
(16) 2132 7000
Introdução
- O que é eficiência?
- O que é competência?
O que é gestão por competências?
- Noção - Dimensões - Níveis organizacionais
- Identificação das competências organizacionais
- Mapeamento das competências dos servidores - Banco de competências - Certificação
Gestão por competências e de pessoas
- Recrutamento, seleção e lotação
- Carreira, cargo e remuneração
- Desenvolvimento, capacitação e treinamento
- Avaliação de desempenho
Implantando um modelo de gestão por competências
- Ações preliminares - Cronograma - Elaboração da legislação pertinente
- Planejamento - Acompanhamento - Avaliação
- Identificação e superação das dificuldades
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
Orivaldo Guimarães de Paula Filho
Consultor especializado em relações trabalhistas, recursos humanos e gestão de pessoas, com experiência de mais de vinte e cinco anos em órgãos públicos, empresas públicas e privadas. Consultor e instrutor do Instituto Brasileiro de Administração Pública – IBRAP. Presta assessoria e consultoria a diversos órgãos públicos, sendo responsável pela elaboração e implantação de projetos de reforma administrativa e organizacional, implantação de programas de gerenciamento de recursos humanos em diversos municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina – Executivo, Legislativo, Autarquias e Empresas Públicas. É articulista de diversos artigos publicados e autor do livro “O servidor público e a legislação trabalhista – a aplicação do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 no serviço público“, pela Editora IBRAP (2 edição).