Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
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Prevenção e combate
Como enfrentar
A exposição de alguém em situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções
Os danos institucionais e responsabilizações
O que é assédio moral?
Diferenciando o assédio moral dos atos de gestão
As formas de assédio moral e os alvos preferenciais
As novas diretrizes estabelecidas pela Lei nº 14.457, de 2022 e o papel da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio conforme a Portaria MTP nº 4.219, de 20 de dezembro de 2022.
Conhecer e refletir sobre o assédio moral no trabalho e em algumas situações específicas até mesmo fora dele, é uma das medidas que podem proteger a organização desse mal que tanto prejudica as relações entre as pessoas.
Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras, de forma repetitiva e prolongada, sendo que uma de suas vertentes é a forma de comunicar adotada pela gestão e pelos gestores, neste sentido devemos adotar a comunicação não violenta, que é uma prática que apoia o atendimento das necessidades baseada na comunicação com empatia entre duas partes que estão se relacionando.
Neste curso, você irá refletir sobre este tema e outros correlatos, estabelecer paralelos com a realidade que você vivencia e refletir se algo na sua conduta profissional ou no seu ambiente de trabalho precisa ser revisto, além de conhecer quem são os envolvidos, a legislação, como agir, quais são as consequências em caso de assédio moral, aprenderá também sobre como usar a comunicação para criar uma cultura de empatia na organização.
Interessa especialmente para servidores de órgãos públicos municipais - Prefeituras e câmaras, autarquias e fundações, além de empresas públicas e sociedades de economia mista que estão envolvidos com gestão de pessoas, atuando nas áreas de Departamento Pessoal, Recursos Humanos, Controle Interno, Procuradoria e demais pessoas interessadas no tema.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Almoço, café, água e todo o material didático de apoio.
Ao efetuar o depósito, favor encaminhá-lo, por e-mail, ao IBRAP, indicando: sua organização, o curso, data e local.
Pagamento não é inscrição - entre em contato conosco
INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
- Para garantir sua participação faça reserva / inscrição com antecedência, quando será confirmado o curso. Nesta oportunidade você receberá um número de Protocolo de Confirmação de Reserva (PCR).
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM ANTES EFETUAR SUA RESERVA / INSCRIÇÃO.
Central de Atendimento
(16) 2132 7000
Assédio no trabalho e no ambiente de trabalho
O que é assédio moral?
Exemplos comuns
Diferenciando o assédio moral dos atos de gestão
Formas de assédio moral
Quem é o assediador e o assediado?
Alvos preferenciais
Quais os danos para quem sofre assédio?
Quais os danos institucionais?
Responsabilização do assediador
Prevenção institucional ao assédio moral
Diferenças entre o assédio moral e o sexual
O que é assédio sexual?
Exemplos comuns
Formas de assédio sexual
Quem é o assediador e o assediado?
Alvos preferenciais
Responsabilização do assediador
Como provar o assédio sexual?
Prevenção institucional ao assédio sexual
Considerações comuns ao assédio moral e ao sexual
Legislação aplicável
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
Orivaldo Guimarães de Paula Filho
Consultor especializado em relações trabalhistas, recursos humanos e gestão de pessoas, com experiência de mais de vinte e cinco anos em órgãos públicos, empresas públicas e privadas. Consultor e instrutor do Instituto Brasileiro de Administração Pública – IBRAP. Presta assessoria e consultoria a diversos órgãos públicos, sendo responsável pela elaboração e implantação de projetos de reforma administrativa e organizacional, implantação de programas de gerenciamento de recursos humanos em diversos municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina – Executivo, Legislativo, Autarquias e Empresas Públicas. É articulista de diversos artigos publicados e autor do livro “O servidor público e a legislação trabalhista – a aplicação do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 no serviço público“, pela Editora IBRAP (2 edição).