Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
Logística - Meios adequados de transporte - Grau de satisfação do cidadão cliente
Responsabilidades do município e do responsável
Tratamento do usuário
Os acompanhantes
Rotas/Utilização da tecnológica de comunicação
Planos de ação em caso de urgência
Adequação da frota
As características de cada Município segundo a localização, estruturas e equipamentos dispostos localmente para atendimento do cidadão na área de saúde, refletem no grau de imprescindibilidade de adequação dos meios e recursos para transportes pacientes e usuários.
A preocupação de nortear e transmitir, em linguagem direta e viés prático, informações úteis de planejamento de curto, médio e longo prazo segundo as estruturas e peculiaridades locais com vistas à eficiência da logística e atingimento do grau de satisfação do cidadão cliente, serão discorridos no conteúdo do programa do curso.
Interessa a secretários e diretores de saúde, responsáveis pela logística de transporte de pacientes, gestores de frotas, servidores administrativos envolvidos com o tema, motoristas da área e demais interessados de Prefeituras e Autarquias Municipais de Saúde.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Almoço, café, água e todo o material didático de apoio.
Ao efetuar o depósito, favor encaminhá-lo, por e-mail, ao IBRAP, indicando: sua organização, o curso, data e local.
Pagamento não é inscrição - entre em contato conosco
INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
- Para garantir sua participação faça reserva / inscrição com antecedência, quando será confirmado o curso. Nesta oportunidade você receberá um número de Protocolo de Confirmação de Reserva (PCR).
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM ANTES EFETUAR SUA RESERVA / INSCRIÇÃO.
Central de Atendimento
(16) 2132 7000
O cidadão cliente
Saúde direito de todos
Responsabilidade objetiva do município e responsabilidade subjetiva do responsável
A imagem do serviço de saúde nas mãos dos sistemas de locomoção dos pacientes
O grau de dependência do usuário
Tratamento do usuário e seus acompanhantes
- Itinerários de curto prazo e longo prazo
Elaboração dos mapas de risco
- Acontecimentos nas rotas
- Comportamento dos pacientes
- Comportamento dos acompanhantes
- Medidas preventivas e corretivas
- Detecção de falhas e imperfeições, balanços e correções de procedimentos
Rotas
- Publicização de rotas com a central
- Ordinárias locais
- Ordinárias intermunicipais
- Extraordinárias locais
- Extraordinárias intermunicipais
- Programadas e não programadas
Procedimentos padrão de comunicação interna:
- Sinais, gestos e códigos de comunicação do motorista com o centro de gestão segundo o grau
- Da comunicação com o centro de gestão fora do horário de expediente
- Do centro de gestão com o grupo de motoristas
- Do motorista com a base
Apresentação e disponibilização aos operadores do transporte
- Uniformes
- Manuais de procedimentos
- Relação de nomes, endereços de pacientes e acompanhantes nas situações ordinárias
- Celular institucional e outros meios de comunicação
Guias de direção no itinerário e a utilização da tecnológica de comunicação
- Guias pela rede mundial de comunicação (tipo GPS e outros sistemas)
- Rastreamentos e meios de visualização
Planos de ação no itinerário em caso de urgência
- Primeiras providências
- Providências de primeiros socorros
- Mapa de apoio na rota para atendimento em situações de urgência/emergência
- O ideal da manualização
Centro de gestão e disposição de pessoal
- Plano anual de férias dos motoristas
- Plano anual de férias do pessoal de apoio
- Elaboração de escalas e observância da Legislação Trabalhista
- O sistema de rodízios e plantões
- Plano anual de capacitação e reciclagem de motoristas e pessoal de apoio
- Procedimentos preventivos e corretivos de natureza disciplinar
Adequação da frota
- Própria com vantagens e desvantagens
- Locada com vantagens e desvantagens
- Modelo combinado
- Manutenções preventivas programadas quando própria
- Manutenções corretivas quando própria – plano de ação
- Cláusulas indispensáveis no contrato quando locada
- Cores, símbolos e sinais indicativos nos veículos
Adequação da frota segundo a natureza da demanda
- Por limitação do paciente
- Pelo raio do itinerário
- Para consultas e procedimentos intermunicipais programados
- Eficientização da disponibilidade da frota e nível de satisfação do “cidadão cliente”
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
Equipe IBRAP
O Curso poderá ser ministrado por um de nossos Professores, sendo o mesmo definido e informado no momento da confirmação do Curso.