(16) 2132-7000

CURSOS

1678 - Estruturando o Departamento de Compras e Licitações às novas demandas impostas pela Lei 14.133/21

Informações

Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –

Organização e fluxo procedimental
Excelência no atendimento às unidades requisitantes
Realizando procedimentos licitatórios com sucesso
Principais motivos de apontamentos

A adequada estrutura orgânica, ajustada relação colaborativa e arranjos procedimentais entre as unidades responsáveis pelos procedimentos formais

O planejamento adequado para uma resposta eficiente às unidades requisitantes

As ações e respostas rápidas no atendimento das demandas, sem descuido da regularidade, legalidade, legitimidade e economicidade previstas na legislação

Definição e estruturação dos departamentos de compras e licitações e implementação dos regulamentos com procedimentos práticos

INSCRIÇÕES AQUI

Investimento

INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)

No preço estão inclusos: Coffee Break, Almoço (cortesia) e todo o material didático de apoio.

Após realizar as inscrições, chegará no email informado a confirmação e o número de protocolo das inscrições.

A informação sobre a CONFIRMAÇÃO ou CANCELAMENTO do curso é feita por telefone ou whatsapp até 7 dias antes da data de realização. 

EFETUAR O PAGAMENTO SOMENTE APÓS A CONFIRMAÇÃO DO CURSO.

ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas. Não nos responsabilizamos pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência ou se o curso não formou quórum e foi cancelado.

INSCRIÇÕES ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.

ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM A INSCRIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO DO MESMO.

Central de Atendimento
Telefone - (16) 2132 7000

Whatsapp – (16) 99173-6760

Programa

Visão sistêmica de legalidade, legitimidade e economicidade das
contratações públicas pelo tribunal de contas

Níveis de competência dos setores no organograma do órgão/entidade
- Criação e ajustes de estruturas organizacionais e definição de competências

Organização e estruturação, centralização ou descentralização dos setores/departamentos/secretarias

Relacionamento interorganizacional das unidades de compras e requisitantes

Compradores, cotadores, licitadores e gestores de ata de registro
- Atribuições inerentes aos cargos e funções

Quem pode comprar? Quem gere a ata de registro?
Quem fiscaliza a aquisição/contratação?
- Responsabilidades: administrativa, civil e criminal

Planejamento geral das compras, serviços e obras

A importância dos regulamentos
- Cláusulas/conteúdo dos regulamentos
- Linguagem dos regulamentos
- Instituição de fluxos e procedimentos a serem seguidos

LOA, PPA e a definição do objeto licitatório

Técnica de planejamento por atividade ou projeto

Quando cabe contratação direta em razão do valor

Diferença entre parcelamento (legal) e fracionamento(ilegal) de objeto

Técnicas de especificações legais do objeto licitatório

Como evitar sobrepreço e superfaturamento

Principais problemas com tribunais de contas e ministério público

Como contratar e adquirir materiais para órgãos públicos de forma planejada

Técnica de cotações de preços praticados no mercado

Manutenção de estoques físicos e “virtuais”

Fluxo de dados, informações e documentos entre setores, departamentos e secretarias

Meios informatizados de cotações e contratações diretas

Registro de preços ou compra/contratação com entrega parcelada?
- Vantagens e desvantagens

Limite da legalidade da escolha

Gestão da ata de registro de preços

Gestão e fiscalização das contratações com base no registro

Disposição de casos práticos, debates e considerações finais

Carga Horária

- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
    - das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.

Material Complementar

Apostila e Certificado de Participação

Professores

» José Carlos Baroni