Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
Organização e fluxo procedimental
Excelência no atendimento às unidades requisitantes
Realizando procedimentos licitatórios com sucesso
Principais motivos de apontamentos
A adequada estrutura orgânica, ajustada relação colaborativa e arranjos procedimentais entre as unidades responsáveis pelos procedimentos formais
O planejamento adequado para uma resposta eficiente às unidades requisitantes
As ações e respostas rápidas no atendimento das demandas, sem descuido da regularidade, legalidade, legitimidade e economicidade previstas na legislação
Definição e estruturação dos departamentos de compras e licitações e implementação dos regulamentos com procedimentos práticos
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)
No preço estão inclusos: Coffee Break, Almoço (cortesia) e todo o material didático de apoio.
Após realizar as inscrições, chegará no email informado a confirmação e o número de protocolo das inscrições.
A informação sobre a CONFIRMAÇÃO ou CANCELAMENTO do curso é feita por telefone ou whatsapp até 7 dias antes da data de realização.
EFETUAR O PAGAMENTO SOMENTE APÓS A CONFIRMAÇÃO DO CURSO.
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas. Não nos responsabilizamos pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência ou se o curso não formou quórum e foi cancelado.
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM A INSCRIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO DO MESMO.
Central de Atendimento
Telefone - (16) 2132 7000
Whatsapp – (16) 99173-6760
Visão sistêmica de legalidade, legitimidade e economicidade das
contratações públicas pelo tribunal de contas
Níveis de competência dos setores no organograma do órgão/entidade
- Criação e ajustes de estruturas organizacionais e definição de competências
Organização e estruturação, centralização ou descentralização dos setores/departamentos/secretarias
Relacionamento interorganizacional das unidades de compras e requisitantes
Compradores, cotadores, licitadores e gestores de ata de registro
- Atribuições inerentes aos cargos e funções
Quem pode comprar? Quem gere a ata de registro?
Quem fiscaliza a aquisição/contratação?
- Responsabilidades: administrativa, civil e criminal
Planejamento geral das compras, serviços e obras
A importância dos regulamentos
- Cláusulas/conteúdo dos regulamentos
- Linguagem dos regulamentos
- Instituição de fluxos e procedimentos a serem seguidos
LOA, PPA e a definição do objeto licitatório
Técnica de planejamento por atividade ou projeto
Quando cabe contratação direta em razão do valor
Diferença entre parcelamento (legal) e fracionamento(ilegal) de objeto
Técnicas de especificações legais do objeto licitatório
Como evitar sobrepreço e superfaturamento
Principais problemas com tribunais de contas e ministério público
Como contratar e adquirir materiais para órgãos públicos de forma planejada
Técnica de cotações de preços praticados no mercado
Manutenção de estoques físicos e “virtuais”
Fluxo de dados, informações e documentos entre setores, departamentos e secretarias
Meios informatizados de cotações e contratações diretas
Registro de preços ou compra/contratação com entrega parcelada?
- Vantagens e desvantagens
Limite da legalidade da escolha
Gestão da ata de registro de preços
Gestão e fiscalização das contratações com base no registro
Disposição de casos práticos, debates e considerações finais
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.
Apostila e Certificado de Participação
José Carlos Baroni
Advogado especializado em Direito Administrativo, Contabilista, Professor Universitário na área de direito público; exerceu cargos de Chefe de Gabinete, Diretor Administrativo e Controlador Interno em Administrações Municipais; Assessor Legislativo em Câmara Municipal, Presidente de Comissões Permanentes de Licitações por mais de 25 anos; Gerente Administrativo do CEPAM - Fundação Prefeito Faria Lima de São Paulo/SP; Membro de várias Comissões e Grupos de Trabalho envolvendo questões especificamente da Administração Pública, tais como reforma administrativa, plano de cargos e salários, elaboração de revisão de leis orgânicas e regimentos internos de Câmaras Municipais; Membro de Comissões de Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar; Membro do Conselho de Administração do IBRAP, onde também é professor, parecerista e palestrante por quase duas décadas; Consultor autônomo na área administrativa, financeira e parecerista jurídico na seara pública; Autor dos Livros: "Defesa nos Tribunais de Contas - Modelos Completos", "O Sistema de Registro de Preços - Teoria e Prática na Implantação e Utilização", "O Pregão em Perguntas e Respostas" e "Licitação na Modalidade Convite", Editora IBRAP.