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CURSOS

1516 - Excelência no Transporte de Pacientes na Gestão da Saúde Municipal

Informações

Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company

– CONSULTE! –

Logística - Meios adequados de transporte - Grau de satisfação do cidadão cliente

Responsabilidades do município e do responsável
Tratamento do usuário
Os acompanhantes 
Rotas/Utilização da tecnológica de comunicação  
Planos de ação em caso de urgência  
Adequação da frota  


As características de cada Município segundo a localização, estruturas e equipamentos dispostos localmente para atendimento do cidadão na área de saúde, refletem no grau de imprescindibilidade de adequação dos meios e recursos para transportes pacientes e usuários.  

A preocupação de nortear e transmitir, em linguagem direta e viés prático, informações úteis de planejamento de curto, médio e longo prazo segundo as estruturas e peculiaridades locais com vistas à eficiência da logística e atingimento do grau de satisfação do cidadão cliente, serão discorridos no conteúdo do programa do curso. 

Interessa a secretários e diretores de saúde, responsáveis pela logística de transporte de pacientes, gestores de frotas, servidores administrativos envolvidos com o tema, motoristas da área e demais interessados de Prefeituras e Autarquias Municipais de Saúde.

INSCRIÇÕES AQUI

Investimento

INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)

No preço estão inclusos: Almoço, café, água e todo o material didático de apoio.

Ao efetuar o depósito, favor encaminhá-lo, por e-mail, ao IBRAP, indicando: sua organização, o curso, data e local.

Pagamento não é inscrição - entre em contato conosco

INSCRIÇÕES COM RESERVAS ANTECIPADAS - 
É indispensável a inscrição prévia.
- Para garantir sua participação faça reserva / inscrição com antecedência, quando será confirmado o curso. Nesta oportunidade você receberá um número de Protocolo de Confirmação de Reserva (PCR).

ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas, não se responsabilizando pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência.

ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM ANTES EFETUAR SUA RESERVA / INSCRIÇÃO.

Central de Atendimento
(16) 2132 7000

Programa

O cidadão cliente 

Saúde direito de todos 

Responsabilidade objetiva do município e responsabilidade subjetiva do responsável

A imagem do serviço de saúde nas mãos dos sistemas de locomoção dos pacientes 

O grau de dependência do usuário  

Tratamento do usuário e seus acompanhantes 
- Itinerários de curto prazo e longo prazo 

Elaboração dos mapas de risco 
- Acontecimentos nas rotas 
- Comportamento dos pacientes 
- Comportamento dos acompanhantes 
- Medidas preventivas e corretivas 
- Detecção de falhas e imperfeições, balanços e correções de procedimentos  

Rotas 
- Publicização de rotas com a central 
- Ordinárias locais 
- Ordinárias intermunicipais 
- Extraordinárias locais 
- Extraordinárias intermunicipais 
- Programadas e não programadas 

Procedimentos padrão de comunicação interna: 
- Sinais, gestos e códigos de comunicação do motorista com o centro de gestão segundo o grau  
- Da comunicação com o centro de gestão fora do horário de expediente 
- Do centro de gestão com o grupo de motoristas 
- Do motorista com a base 

Apresentação e disponibilização aos operadores do transporte 
- Uniformes 
- Manuais de procedimentos 
- Relação de nomes, endereços de pacientes e acompanhantes nas situações ordinárias 
- Celular institucional e outros meios de comunicação 

Guias de direção no itinerário e a utilização da tecnológica de comunicação  
-  Guias pela rede mundial de comunicação (tipo GPS e outros sistemas) 
-  Rastreamentos e meios de visualização 

Planos de ação no itinerário em caso de urgência  
- Primeiras providências 
- Providências de primeiros socorros 
- Mapa de apoio na rota para atendimento em situações de urgência/emergência 
- O ideal da manualização 

Centro de gestão e disposição de pessoal 
- Plano anual de férias dos motoristas  
- Plano anual de férias do pessoal de apoio 
- Elaboração de escalas e observância da Legislação Trabalhista  
- O sistema de rodízios e plantões 
- Plano anual de capacitação e reciclagem de motoristas e pessoal de apoio 
- Procedimentos preventivos e corretivos de natureza disciplinar 

Adequação da frota  
- Própria com vantagens e desvantagens 
- Locada com vantagens e desvantagens 
- Modelo combinado  
- Manutenções preventivas programadas quando própria 
- Manutenções corretivas quando própria – plano de ação 
- Cláusulas indispensáveis no contrato quando locada 
- Cores, símbolos e sinais indicativos nos veículos  

Adequação da frota segundo a natureza da demanda 
- Por limitação do paciente 
- Pelo raio do itinerário 
- Para consultas e procedimentos intermunicipais programados 
- Eficientização da disponibilidade da frota e nível de satisfação do “cidadão cliente” 

Data e Locais

H - Curitiba

Data: 09/05/2024 até 09/05/2024

Local: San Juan Executive

Endereço: Av. 7 de Setembro, 2516 - (41) 3302 0505

I - Sorocaba

Data: 22/05/2024 até 22/05/2024

Local: Hotel Dan Inn Sorocaba

Endereço: Av. Dr. Afonso Vergueiro, 1850 - (15) 3412 5100

J - Poços de Caldas

Data: 25/06/2024 até 25/06/2024

Local: Indefinido

Endereço: i

Carga Horária

- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
    - das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.

Material Complementar

Apostila e Certificado de Participação

Professores

» Equipe IBRAP