Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
– CONSULTE! –
Plano Nacional de Educação
Estatutários ou celetistas
Integrantes da carreira e requisitos para ingresso
Jornada de trabalho
Limites de atuação do professor com os alunos e para atividades extraclasse
Acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas
Sendo a educação a mola propulsora de mudanças subjetivas, sociais, políticas e econômicas necessárias para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário. Somente por meio de ações educativas que o ser humano pode se emancipar e, de modo recíproco, transformar-se a si mesmo e ser modificado pelos contextos relacionais em que está inserido.
Assim, fomentar melhorias no campo educacional deve ser premissa básica para aqueles que desejam e participam de um país mais democrático, mais igualitário e muito mais fraterno, e para alcançarmos essas melhorias e uma educação de qualidade uma das dimensões mais relevantes refere-se aos profissionais que contribuem para que o ensino seja democratizado, alcançando a todos e a todas, numa perspectiva igualitária.
Os profissionais da educação são protagonistas no processo de luta por uma sociedade que tenha seus direitos garantidos. Crianças, jovens, adultos, pessoas idosas de qualquer região do país têm na escola o ambiente fértil para o efetivo exercício da cidadania. Sem educação e respeito aos profissionais que a planejam e a executam no dia a dia, o nosso futuro como nação soberana está comprometido.
Quando se fala em gestão de recursos humanos para os profissionais da educação, busca-se uma visão integrada, humanizada e preventiva, para que os objetivos das práticas sejam coordenados e desenvolvidos de maneira ampla é indispensável provocar políticas públicas que possibilitem ações não de um determinado governo e seus interesses na agenda política e institucional do momento, mas diretrizes que observem o desenvolvimento a longo prazo, com a devida proteção das garantias constitucionais.
Estamos disponibilizando este curso totalmente atualizado com a legislação em vigor e discutindo as tendências na gestão de recursos humanos, para que seja possível além da atualização, os participantes possam antecipar o que de novo poderá surgir nos próximos meses fornecendo subsídio técnico para os envolvidos direta ou indiretamente com os procedimentos dos sistemas de remuneração, de carreiras, de avaliação de desempenho funcional e de bem-estar, saúde e qualidade de vida no trabalho e valorização na área da educação.
O curso é destinado a todos os servidores envolvidos com o setor de pessoal e recursos humanos, em especial da área da Educação de Prefeituras Municipais e membros de Sindicatos da categoria, além de outros interessados no tema.
INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.712,00 (Hum mil, setecentos e doze reais)
No preço estão inclusos: Coffee Break, Almoço (cortesia) e todo o material didático de apoio.
Após realizar as inscrições, chegará no email informado a confirmação e o número de protocolo das inscrições.
A informação sobre a CONFIRMAÇÃO ou CANCELAMENTO do curso é feita por telefone ou whatsapp até 7 dias antes da data de realização.
EFETUAR O PAGAMENTO SOMENTE APÓS A CONFIRMAÇÃO DO CURSO.
ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade didática, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas. Não nos responsabilizamos pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência ou se o curso não formou quórum e foi cancelado.
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
ATENÇÃO:
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM A INSCRIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO DO MESMO.
Central de Atendimento
Telefone - (16) 2132 7000
Whatsapp – (16) 99173-6760
Gestão de recursos humanos
Profissionais da educação básica
- Conceitos
- O que é obrigatório
Legislação
- Constituição Federal
- Lei de Diretrizes e Bases da Educação
- Lei nº 9.394, de 1996
Plano Nacional de Educação
- Metas, estratégias e princípios
Regime jurídico
- Estatutário ou celetista
Concurso público
- Processo seletivo
- Estágio probatório
Integrantes da carreira e requisitos para ingresso
- Cargos de provimento em comissão e funções gratificadas
- Posição dos Tribunais de Contas, do Ministério Público e dos
Tribunais de Justiça
Possibilidades
- Análise do vínculo funcional
Jornada de trabalho dos profissionais da educação básica
Regulamentação
- Prazos - Adequação - Obrigatoriedade
Limites de atuação do professor com os alunos e para atividades extraclasse
- Jornada suplementar
Acumulação remunerada de cargos, empregos e funções públicas
- Possibilidades
Piso Nacional dos Professores - Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008
Remuneração dos profissionais da educação básica
- Plano de carreiras
Aspectos legais
- Enquadramento e tabelas remuneratórias
Conselho Nacional de Educação
- Diretrizes da carreira
- Resoluções e pareceres
Elaborando a carreira
Avaliação do desempenho funcional
Sistema de valorização, formação continuada e progressão na carreira
Professores substitutos
- Contratações temporárias
- Substituições
- Eventuais
- Efetivos ou permanentes
Avaliação de desempenho dos profissionais da educação - o que é?
O fator humano e motivacional no contexto da avaliação do desempenho
Avaliação de desempenho
- Significado - objetivos - aplicações
- Periodicidade
- Quem deve ser avaliado?
- Quem deve avaliar?
Comissão de avaliação de desempenho
- Composição e seleção dos membros
- Papel da comissão, dos membros, dos avaliadores e dos avaliados
- Situações específicas dos servidores a serem avaliados
Aspectos técnicos
- Métodos e técnicas de avaliação de desempenho
- Estabelecendo a pontuação
- Elaboração dos instrumentos de avaliação e da legislação regulamentadora
A Lei nº 14.681, de 18 de setembro de 2023
- Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação
- Introdução à Lei
- Diretrizes - Objetivos
Elaboração do plano para implantação e aplicação
Descumprimento e penalidades
Abordagens de qualidade de vida no trabalho
- Assistencialista/preventiva
Elementos de uma política e programa de qualidade de vida no trabalho
- Diagnóstico, política, programas e indicadores
- 16 (dezesseis) horas-aula / 2 dias
- das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas;
- Apostila e Certificado de Participação
Orivaldo Guimarães de Paula Filho
Consultor especializado em relações trabalhistas e recursos humanos, possui experiência de mais de trinta anos em empresas públicas e privadas. Consultor e instrutor do IBRAP – Instituto Brasileiro de Administração Pública.
Presta consultoria e assessoria a diversos órgãos públicos e empresas, sendo responsável pela elaboração e implantação de projetos de reforma administrativa, organizacional e implantação de projetos de gerenciamento de recursos humanos em diversos municípios – executivo, legislativo, autarquias e empresas públicas – nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná.
É articulista de diversos artigos publicados e autor dos livros “O servidor público e a legislação trabalhista – a aplicação do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 no serviço público”, pela Editora IBRAP (2ª edição), “Glossário Básico de Termos Administrativos e de Recursos Humanos” (no prelo) e “Concurso Público e Processo Seletivo” (no prelo).