CURSOS

1144 - Ouvidoria na Administração Pública - Técnicas e estratégias para atender o público-cliente com excelência

Informações

Os cursos também podem ser realizados Online ou In Company
CONSULTE! –

Área responsável pela interlocução com o público de forma geral.

Uma de suas principais funções é tratar de questões, principalmente reclamações sobre os serviços públicos oferecidos à população.

Na atualidade, o que era antes, via telefone é digital e, assim sendo, a atualização de pessoal com treinamentos constantes é cada vez mais necessária.

Seu objetivo principal melhorar o atendimento, interagir com a população e corrigir problemas ocorridos no município.

Ela atua na interlocução entre o cidadão e a Administração Pública, buscando a melhoria dos serviços públicos prestados.

 

Investimento por Participante
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)

Carga Horária: 
- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
    - das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.

No preço estão inclusos: Coffee Break, Almoço (cortesia) e todo o material didático de apoio.

INSCRIÇÕES AQUI

Investimento

INVESTIMENTO POR PARTICIPANTE
R$ 1.386,00 (Hum mil, trezentos e oitenta e seis reais)

No preço estão inclusos: Coffee Break, Almoço (cortesia) e todo o material didático de apoio.

Após realizar as inscrições AGUARDAR CONFIRMAÇÃO.

A informação sobre a CONFIRMAÇÃO ou CANCELAMENTO do curso é feita por telefone, WhatsApp ou E-mail em até 7 dias antes da data de realização.

EFETUAR O PAGAMENTO SOMENTE APÓS A CONFIRMAÇÃO DO CURSO.

APÓS A CONFIRMAÇÃO DO CURSO, O PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES DEVE SER FEITO ATÉ A DATA DE REALIZAÇÃO. 

Formas de pagamento: PIX, DEPÓSITO BANCÁRIO ou TED.

INSCRIÇÕES ANTECIPADAS -
É indispensável a inscrição prévia.
NÃO VÁ PARA O CURSO SEM A INSCRIÇÃO E A CONFIRMAÇÃO DO MESMO.

ATENÇÃO: O IBRAP se reserva o direito de cancelar ou alterar datas, locais e/ou adaptar programas, conforme necessidade, ou quando não houver número mínimo de participantes, para a montagem das turmas. Não nos responsabilizamos pela eventual viagem/participação daquele que não efetuou sua inscrição com antecedência ou se o curso não formou quórum e foi cancelado.

Central de Atendimento
Telefone - (16) 2132 7000

Whatsapp – (16) 99173-6760

Programa

Histórico/Conceitos/Tendências

Constitucionalidade

Lei nº 13.460/2017 (Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público)

O papel do ouvidor
- O Perfil do público-cliente cada vez mais exigente

Competências, habilidades a atitudes necessárias  

Termos adotados e definições

A atuação da ouvidoria frente a Lei Geral de Proteção de Dados e a Lei de Acesso à Informação

A utilização da comunicação assertiva pelo ouvidor
- Lidando com reclamações, agressividade, urgências e emergências

A Ouvidoria como partícipe do planejamento institucional

Vedações à ouvidoria

Data e Locais

M - São Paulo

Data: 09/01/2026 até 09/01/2026

Local: San Raphael Hotel

Endereço: Largo do Arouche, 150 - (11) 3334 6000

N - Ribeirão Preto

Data: 04/02/2026 até 04/02/2026

Local: Sede do IBRAP

Endereço: Rua Ceará, 2168 - (16) 2132 7000

O - Belo Horizonte

Data: 04/03/2026 até 04/03/2026

Local: Royal Center Hotel

Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 856 - (31) 2102 0000

P - Campinas

Data: 14/04/2026 até 14/04/2026

Local: Hotel Golden Park Viracopos

Endereço: Rua Antônio Luchiari, 900 - (19) 3725 1600

Q - São Paulo

Data: 07/05/2026 até 07/05/2026

Local: San Raphael Hotel

Endereço: Largo do Arouche, 150 - (11) 3334 6000

R - Sorocaba

Data: 01/06/2026 até 01/06/2026

Local: Hotel Dan Inn Sorocaba

Endereço: Av. Dr. Afonso Vergueiro, 1850 - (15) 3412-5100

Carga Horária

- 8 (oito) horas-aula / 1 dia
    - das 8h30min às 12horas e das 13h30min às 18horas.

Material Complementar

Apostila e Certificado de Participação

Professores

» Walkíria Wiziack Zauith de Pauli